Marinaleda

Marinaleda
RESIGNAR-SE, NUNCA!

domingo, 9 de fevereiro de 2014

A Carta Capital está se endireitando?

midia-mente

Há tempos não lia a revista Carta Capital, em sua versão on line. Um amigo que tem a assinatura, em papel, da mesma, sempre comenta sobre as suas excelentes reportagens.

Pensei que tinha o link da revista nas minhas listas de blogs. Como são muitos os blogs listados, sempre me esquecia de verificar se já a havia adicionado. A memória, juntamente com uma cognição envelhecida, modelo 5.1, também contribuam com a confusão que fazia entre Carta Maior e Carta Capital. Será o alemão chegando?

Até que um dia: pimba! Lembrei-me de adicionar a Carta Capital ao meu menu de blogs, e para minha surpresa, desagradável surpresa, a primeira vez que acesso o site da revista, dou de cara com uma reportável digna da revista-lixo Veja. Não acreditei! Que azar?

A reportagem intitulada Guerrilheiro marxista alarma a Grécia tem todos os atributos e ingredientes da mídia lixo praticada no Brasil.

Primeiro, a “reportagem” apresenta e critica os métodos agressivos do terrorista marxista, Christodoulos Xiros, como o assassinato de conservadores; o que condeno também, tendo em vista, unicamente, que não existe nenhuma possibilidade, hoje, da criação de um estado marxista através da luta armada. Os EUA estão aí para detonar qualquer tipo de iniciativa com este intuito. Matando e assinando os progressistas, aos montes, às tulhas.

A crise grega é citada no texto, mas nenhum comentário mais robusto, digamos, sobre os motivos da crise na Grécia, para contextualizar o momento.

Depois, informam que ele, “o terrorista de esquerda”, escapou “do presídio de alta segurança de Korydallos, em Atenas”, para mais a frente informar que Xiros não voltou a se apresentar às autoridades “depois de visitar sua família durante uma licença da prisão de nove dias no início deste mês”. O leitor que não fizer a leitura atenta, e de todo o material, será enganado e desinformado. Mas com que intuito? Creio que para que seja levado a pensar: “O cara é perigoso mesmo, fugiu de uma prisão de alta segurança... Que medo! Espero que as autoridades gregas o encontrem logo, e de preferência morto.”.

Criar um monstro comunista para fazer com que a população grega esqueça um pouco dos martírios que está vivendo, por conta do capitalismo financeiro, que fique claro, é uma boa.
Por que Xiros estaria revoltado, depois de 11 anos de prisão, é uma incógnita.

A Grécia vive um bom momento, social, político e financeiro; tem altos índices de emprego; uma economia pujante e é um dos poucos países europeus que ainda mantém intacto, o estado do bem estar social?  Conclusão: Xiros é realmente um psicopata, digo, esquerdopata.

Quem faz o contraponto a Xiros são figuras estadunidenses: A irritação em Washington”, etc., entre outras pérolas.

“De perto, Christodoulos Xiros não parece um homem ameaçador”  nem Obama ou os seus marines, galãs de cinema de olhos azuis.

“Bando” e “pistoleiros” são palavras usadas para o grupo terrorista do qual Xiros participa.

Em nenhum momento os EUA, ou um dos seus agentes, apesar do enorme estrago que fez e  faz no mundo, [Iugoslávia, Afeganistão, Iraque, Líbia, Síria, etc.] e não apenas na Grécia, tem algum tratamento que os denigram. Com certeza, faz séculos, a balança da justiça, da imprensa “livre” e do status quo, esta precisando de um ajuste, um pouco de óleo talvez. Quem sabe o petróleo da Líbia.

A reportagem esquece-se de falar nos grupos fascistas gregos, o Amanhecer Dourado não existe, são teoria da conspiração, grupos que têm surgido em toda a Europa, mas por certo o fascismo é melhor para os negócios capitalistas, que o comunismo, que o diga o Mali.

“Em um período de 27 anos, o grupo marxista-leninista [do qual Xiros faz parte] aparentemente incontrolável matou 23 pessoas”. Com certeza coisa de amadores, nem uma morte ao ano, só em São Paulo a PM mata por dia cinco pessoas; em oito anos de governo Obama, quantas mortes foram cometidas? Só com drones, mais do que 4000 assassinatos, o que dá uma média de duas mortes ao dia. Mas os EUA são os EUA, eles fazem tudo com competência, e o preço é imbatível.

Que for ler a matéria atente, também, para o décimo parágrafo do texto, que é de uma contradição que nos leva ao riso: primeiro afirma; logo depois desdiz o dito. Um sambinha do crioulo doido.

 "O que é perigoso nele é que tem um senso de justiça hiperagudo e um senso de responsabilidade patológico", disse o ex-diplomata americano Brady Kiesling.

Quem são os diplomatas e os ex-diplomatas estadunidenses senão terroristas?

Vejam o que fazem, hoje, com a Venezuela e o que fizeram com Honduras e Paraguai. Eles têm uma longa ficha corrida. Uma sentença de um desses empregados do grande capital vale menos que uma nota de três reais.

Matérias deste quilate causam nos leitores atentos, um resultado contrário ao desejado pela mídia-lixo: fazem-nos ver Xiros como um herói. Todos os que o criticam são inimigos das esquerdas; das democracias; da paz e dos povos. Por que levar em consideração o que dizem? Tivesse eu o endereço do Xiros, também o convidaria para ser padrinho de um dos meus filhos.

Por fim um conselho a Carta Capital, não queiram competir com a Veja, neste quesito vocês perdem de zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário