Marinaleda

Marinaleda
RESIGNAR-SE, NUNCA!

terça-feira, 19 de abril de 2016

Petralhas e tucanalhas podem ser amigos, sim!

Mercado da Boa Vista (Recife)

Dia dezenove de outubro perdi um amigo, e também colega de trabalho. Jefferson. Um infarto fulminante o levou a morte, aos cinquenta e sete anos de idade.

Além da dor da sua ausência, a sua morte me faz refletir sobre o clima de ódio que estamos vivenciando atualmente. Clima criado e alimentado vinte e quatro horas por dia pela grande mídia hegemônica, a serviço das elites nacionais e internacionais.

Meu amigo Jefferson era um anti-petista convicto; nunca votou em Lula ou Dilma, tinha FHC como seu maior ídolo político, acreditava na eficiência do deus mercado e admirava os EUA como modelo de democracia e sociedade perfeitas.

Mas, nunca foi de viajar para o exterior, preferia a companhia dos "matutos" de Sucuru, distrito da Paraíba, onde tinha uma terras, criava uns bodes e bebia cachaça, com os nativos, ouvindo cantorias.

Eu, ao contrário, sempre votei em Lula e Dilma, a única exceção foi no primeiro turno das eleições presidenciais de 1989, quando votei em Brizola, sou de esquerda, bolivariano, comunista, etc., etc., etc.

Apesar de termos uma visão de mundo oposta, ele, de direita, eu, de esquerda; ele tendo FHC como ídolo e eu como um criminoso privatista; tínhamos uma convivência pacífica. Bebíamos, junto com outros amigos, muitas vezes no Mercado da Boa Vista, aqui em Recife; amávamos poesia e MPB e nos repeitávamos como pessoas pensantes, únicas e civilizadas.

Sentirei falta do amigo, sempre emotivo, o que me fazia lembrar do personagem Marco(*) do filme “Fale com ela”, de Almodôvar; e sensível as artes, adorava poesia, principalmente a de vertente popular, ainda mais agora que ser de certo aspecto político contrário passa ser automaticamente “inimigo” de quem tem um aspecto político diverso.

Recife, 21/10/2015 14:44 horas.

(*) http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-83332004000200014&script=sci_arttext

Nenhum comentário:

Postar um comentário