Marinaleda

Marinaleda
RESIGNAR-SE, NUNCA!

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Marina, a escolhida do Senhor; Aécioporto, diretamente de Cláudio e Montezuma



O blog anda abandonado. 

Quatro meses sem nenhum artigo, mas o projeto não foi descartado.

Após as eleições de 2014 pretendo voltar a escrever por aqui.

Primeiro foi a preguiça e outros projetos mas urgentes.

Depois foram as eleições.

Com da trágica morte de Eduardo Campos, Marina Silva despontou como favorita a eleição presidencial, inclusive venceria Dilma, num segundo turno, com diferença de 10 pontos percentuais, isto na primeira pesquisa após ser indicada como substituta de EC pelo PSB.

Eu, eleitor de Dilma, fiquei super preocupado, e só tinha tempo para fazer campanha através da internet, ou em conversas com amigos e conhecidos.

Quando o fenômeno Marina foi se desmanchando, nova surpresa no dia 05/10, desta vez Aécioporto obteve mais de 35% dos votos válidos, ressurgindo das cinzas, resultado que não foi previsto por nenhum instituto de pesquisa, inclusive os considerados de direita, Ibope e Datafolha.

Será que foi proposital essa não percepção da votação de Aébrio? Não sei, mas a pesquisa encomendada pela revista Carta Capital ao Vox Populis, e divulgada em 04/10, considerando apenas os votos válidos, era a seguinte:

  • Dilma            47% 
  • Aécio Neves   26%
  • Marina Silva   23%


Quando apurados os votos, a situação ficou a seguinte:

  • Dilma            41,59%  -  fora da margem de erro
  • Aécio Neves   33,55%  -  escandalosamente fora de qualquer margem  
  • Marina Silva   21,32%  -  dentro da margem de erro

Fica, portanto, difícil de acreditar que a direita sabia do súbito crescimento de Aéciocláudio, e o pessoal de centro-esquerda não.

Provavelmente, e esta análise não é minha, a concentração dos ataques do PT no guia eleitoral, apenas em Marina, deixaram Aéciomontezuma no limbo, o que o levou a inesperada votação.

Também há críticas a campanha do PT em São Paulo...

Outra dúvida que fica é se o pessoal dos institutos de pesquisas desaprenderam estatística, se são incompetentes ou humoristas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário